Plano Inclinado

100111010

Mudança de paradigma

O iPhone não foi o primeiro dispositivo portátil com um ecrã sensivel ao toque. Muito antes disso existiam telemóveis e PDA’s de outras marcas, principalmente a correrem uma qualquer versão de Windows Mobile. E o mesmo pode ser dito para os tablets. No entanto foram estes gadgets da Apple os primeiros a terem um sucesso considerável. Porquê?

Até 2007 todos os ecrãs tacteis eram manipulados com uma caneta, e necessitavam de uma precisão de 1×1 pixel, tal como os nossos computadores tradicionais hoje em dia, que necessitam de um rato na sua interface, também com precisão de 1×1 pixeis. Era fácil para os designers de interface da altura transportarem os conceitos já bem antigos para os telemóveis e PDA’s, e foi isto que toda a gente fazia até à chegada do iPhone.

A grande novidade conceptual que o iPhone introduziu foi a noção de que os elementos visíveis no ecrã devem ter um tamanho fisico equivalente ao tamanho de um dedo e não de um pixel. Partindo desse conceito toda a experiência de utilização é mais agradável, comparando com um telemovel com touchscreen tradicional, ou pre-2007.

A excelente experiência de utilização do iPhone é na minha opinião aquilo que deu inicio à bola de neve no que toca à sua popularidade. Esta experiência de utilização não advém unica e exclusivamente desta decisão de design inicial, muitas outras contribuíram para o sucesso da plataforma, mas é das mais importantes e foi esta que criou a disrupção a que se assistiu no mercado dos telemóveis.

π

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: